quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O CRISTÃO E A ÉTICA NO TRABALHO

O CRISTÃO E A ÉTICA NO TRABALHO

            Todo trabalhador, seja empregado ou patrão, deve ter uma conduta ética, tanto em sua vida profissional, quanto em sua vida cotidiana, no âmbito familiar ou social.
            No ambiente de trabalho, à boa conduta, chamamos de ética profissional. Cada categoria bem organizada possui seu respectivo código de ética. Assim são os médicos, os advogados, os operários de uma determinada grande empresa, daí por diante.
            No ambiente social, existem vários aspectos de boa conduta, definidos em cada área, tais como: Ética na religião, nos esportes, na família, enfim.
            Neste estudo estaremos abordando duas áreas específicas e a importância do relacionamento que estabelecemos entre elas. O Cristão no trabalho.
            Independentemente de ser ou não um Cristão, todo trabalhador deve se conduzir de maneira ética, todavia, na qualidade de Cristão, o trabalhador é visto sob os dois aspectos. Constantemente observado. Qualquer falha, por mais humana que seja, embora não devesse ser assim, ele é criticado sob os dois pontos de vista. Na verdade o Cristão é observado por olhares críticos, muito mais pelo fato de ser Cristão.
            Por isto, o Cristão deve estar atento à sua conduta, sendo zeloso e vigilante, pois isto lhe servirá de testemunho.
            Para aqueles que já estudaram ou participaram de treinamentos sobre este assunto, vamos recapitular um pouco ou quem sabe acrescentar algo no nosso conhecimento. Para os estreantes, aproveite ao máximo, isto é extremamente importante para sua vida.

DEFININDO A ÉTICA

O termo “ético”, deriva do grego ethos, que significa caráter, ou seja, modo de ser de uma pessoa.
Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Ou,
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
Segundo Aurélio, a ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

COMENTANDO A DEFINIÇÃO DE ÉTICA

Esta definição do dicionário Aurélio é um bom exemplo da ambiguidade existente entre as diversas definições de tal conceito. Mais adiante será possível observar que, quando aplicado em determinado local ou tempo, estamos falando sobre moral, e não sobre ética.
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. Ambas são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

Assim, podemos entender que para ser ético, é fundamental que se tenha princípios morais.
Neste contexto, o Cristão autêntico, que foi transformado numa pessoa regenerada de fato, entendendo que a conversão tem esse real significado, deve comportar-se de maneira ética em qualquer ambiente onde esteja ou viva.
Vale a pena ressalvar, entretanto, que existem valores sociais morais excelentes entre não Cristãos: Pessoas corretas, honestas, leais, etc., enfim, de conduta ética. Uma educação que pode ser oriunda do berço ou de uma experiência própria de vida, mas o cristianismo tem por objeto resgatar esses valores que, na maioria das vezes, se perde ou não longo da existência. Mas isto é assunto para depois.

CONSTRUINDO O AMBIENTE DE TRABALHO

            Muita gente costuma dizer que o local onde trabalhamos é nossa segunda casa. Quase isto. É na empresa que empregados e empregadores tiram seu sustento. Cada um na sua respectiva função. Nos pequenos negócios ou empreendimentos patrões e empregados dividem praticamente o mesmo espaço e em contato direto um com o outro. Nos grandes empreendimentos os contatos são mais comuns entre colegas e com uma escalada hierárquica: gerentes, chefes, coordenadores, etc.
            Assim, o ambiente de trabalho constitui não somente do espaço físico onde os trabalhadores desempenham suas funções, mas de tudo e de todos que ali estão envolvidos.
             É este ambiente que deve ser construído sob a perspectiva da ética. Todos, indistintamente são responsáveis por esta construção. É aí que a boa formação moral e conduta ética caminham juntas para o aperfeiçoamento do ambiente.
            Existem várias obras literárias que falam acerca da ética. Uma vasta bibliografia, todavia, como estamos falando da ética onde o Cristão está inserido, vamos utilizar textos bíblicos para ilustrar nosso estudo.

“E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” Filipenses 1:9-11.

            Apesar da palavra ética não aparecer em nenhuma das frases mencionadas, o Apóstolo Paulo não fala de outra coisa. Um conjunto que se encaixa perfeitamente naquilo que falamos até aqui sobre moral e ética.
            O bom Cristão anda e vive segundo os ensinamentos contidos na Doutrina Cristã e seu testemunho, ou seja, a maneira como ele é visto, o acompanha sempre em todo lugar. Além disto, ele deve ser um porta-voz do evangelho.

NO AMBIENTE DE TRABALHO NÃO CONVEM
           
Como o texto bíblico citado no título anterior nos fala sobre coisas excelentes, praticamente todos nós sabemos o que é excelente. Difícil, às vezes é entendermos o que não é excelente, ou seja, o que não convém.
Não convém, mas tem crente que durante o expediente fica evangelizando os colegas e muitos até se aborrecem. Está certo que evangelizar é bom, mas durante o trabalho a evangelização pode ser feita com testemunho: gestos e atitudes dignas de um autêntico Cristão. Isto pode dizer mais que mil palavras. Pense nisto.
Não convém, por isto não é bom que sejam distribuídos panfletos durante o expediente. Você pode ser chamado atenção e ser alvo de chacotas. Tem hora pra tudo.
Discutir ideologia, nem pensar. Isto pode ferir o direito de livre pensar de seu colega. Se houver oportunidade faça isto em outro local.
Não convém que trabalhadores, principalmente crentes, envenenem o ambiente de trabalho, dividindo-o em classes, onde os fortes oprimem e escravizam os mais fracos.
Não é excelente, portanto não convém que o crente fique lamentando pelos cantos ou com outras pessoas; o famoso chorão.
Uma questão de justiça. Não é excelente que um gerenciador aproveite uma ideia ou sugestão de um dos subordinados e a apresente como sua. Ninguém melhor que aquele que a teve para operacionalizá-la. De repente, o fato de colocar em prática algo por alguém que não o tenha idealizado pode dar errado. Neste caso, de quem será o demérito?
Não é bom que uma única pessoa seja o detentor do saber as operações de um determinado setor, salvo nos casos que o sigilo seja restrito a alguns cargos. Numa situação de emergência pode complicar as coisas. Por isso, compartilhar é importante.
Não é bom “excluir” em qualquer forma ou situação. Sejamos razoáveis. Ainda que isto seja um sacrifício.
            Mais um importante texto bíblico:
            A maioria dos versículos bíblicos a seguir trata do nosso assunto, mas praticamente todo texto fala de ética e moral e é importantíssimo para nossa vida. É bom que seja lido e que prestem atenção em cada frase desse texto que abaixo está transcrito na íntegra:

Provérbios, capítulo 10:

1.     PROVÉRBIOS de Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.
2.     Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte.
3.     SENHOR não deixa o justo passar fome, mas rechaça a aspiração dos perversos.
4.     O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.
5.     O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.
6.     Bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre a boca do perverso.
7.     A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá.
8.     O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado.
9.     Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.
10.  O que acena com os olhos causa dores, e o tolo de lábios ficará transtornado.
11.  A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos.
12.  O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados.
13.  Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.
14.  Os sábios entesouram a sabedoria; mas a boca do tolo o aproxima da ruína.
15.  Os bens do rico são a sua cidade forte, a pobreza dos pobres a sua ruína.
16.  A obra do justo conduz à vida, o fruto do perverso, ao pecado.
17.  O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro.
18.  O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que divulga má fama é um insensato.
19.  Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.
20.  Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos perversos é de nenhum valor.
21.  Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento.
22.  A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.
23.  Para o tolo, o cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é o ter sabedoria.
24.  Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos justos será concedido.
25.  Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem fundamento perpétuo.
26.  Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.
27.  O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados.
28.  A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
29.  O caminho do SENHOR é fortaleza para os retos, mas ruína para os que praticam a iniquidade.
30.  O justo nunca será abalado, mas os perversos não habitarão a terra.
31.  A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada.
32.  Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades.

Tudo aquilo que faz menção os princípios da ética sobre condutas que não convêm, abrange o Cristão. O texto acima é rico na orientação daquilo que não se deve praticar em nosso cotidiano.
É uma inspiração antiga, mas não se desgastou com o tempo. Mesmo num mundo globalizado e tecnológico que vivemos hoje, é perfeitamente aplicável em nossas vidas a orientação do texto. Medite mais uma vez e sinta isto também na sua vida.

O QUE MAIS A BÍBLIA NOS DIZ SOBRE ÉTICA

Conforme já afirmamos, existe uma vasta biblioteca de estudos sobre a ética. Inúmeros palestrantes espalhados pelo mundo afora. As grandes empresas, principalmente, exercitam treinamentos periodicamente entre seus funcionários buscando um ambiente sob a luz da ética.
Como livro inspirado, a bíblia também é uma importante fonte de orientação para quaisquer assuntos que porventura questionemos e inclusive sobre a ética.
Vejamos:
Você sabia que o trabalho deve ser visto como continuação da obra criadora de Deus? Sim, Ele criou a terra e nela colocou o homem para cultivá-la.
Genesis, 2, 4-5

4 - Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus
5 - Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra.

            A partir de então se dá O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DA CRIAÇÃO e a aproximação do homem de Deus. Daí o código de ética do paraíso. Cultivar e não comer de um dos frutos ali existentes. Havia um regulamento e o não cumprimento traria consequências desastrosas. Por isto cumprir os regulamentos internos faz parte do ser ético.
            Evangelho de João, capítulo 1, versículo 3.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Em continuação à obra criadora de Deus, Jesus Cristo assumiu o trabalho humano. Ajudava José, na sua infância, no ofício da carpintaria.
            Assim, podemos dizer que o plano de Deus para o trabalho que dá sentido de dignidade ao ser humano.
            E sobre os intelectuais profissionais da área de Recursos Humanos que redigem textos, produzem palestras, treinamentos, etc.. Será que a bíblia faz referencia a estes ou são meros aproveitadores conforme muitos antiéticos afirmam?
            O Rei Salomão fazia isto. Orientava pessoas, inclusive com jurisprudência, atendendo também solicitação de aconselhamento a ele dirigida por outros reis. Salomão recebia donativos em ouro por orientações que dava a outros reis de outras nações.
            Além de outros atributos Salomão era ético. Quando Deus lhe perguntou acerca do que ele desejaria d’Ele receber, simplesmente respondeu; coração sábio. Não aproveitou a situação. A sabedoria era o que melhor lhe atendia naquele momento.
            Vejamos o que diz o livro de I Reis capítulo 3, com destaque para os versículos 9 e 10.
                                                                                                                   
5 - Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
6 - Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Dai, meu pai, porquanto ele andou diante de ti em verdade, em justiça, e em retidão de coração para contigo; e guardaste-lhe esta grande benevolência, e lhe deste um filho, que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7 - Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; nao sei como sair, nem como entrar.
8 - Teu servo está no meio do teu povo que elegeste povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9 - Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
10 - E pareceu bem aos olhos do Senhor o ter Salomão pedido tal coisa.

            O apóstolo Paulo pregava o Evangelho, viajando por vários países, de terras em terras, mas seu trabalho secular era o ofício de fabricante de tendas. Às vezes ele recebia donativos de alguma Igreja, sempre por iniciativa da própria igreja, ele mesmo nunca pedia. E aconselha:
Em I Tessalonicenses 4, 11 e 12:

11 – e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vô-lo mandamos.
12 - a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma.

Em II Tessalonicenses 3: uma carta que pode perfeitamente poderia ser uma palestra inteligentíssima acerca de moral e ética. Aqui está uma verdadeira lição de vida. Destacamos aqui e sublinhamos o versículo 9 onde Paulo fala que teria até o direito de cobrar pelo que fazia no exercício da obra de Deus, no entanto, para dar exemplo não o fazia.

6 - mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes.
7 - Porque vós mesmos sabeis como deveis imitar-nos, pois que não nos portamos desordenadamente entre vós,
8 - nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhávamos noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós.
9 - Não porque não tivéssemos direito, mas para vos dar nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10 - Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma.
11 - Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes se intrometendo na vida alheia;
12 - a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão.
13 - Vós, porém, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
14 - Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai-o e não tenhais relações com ele, para que se envergonhe;
15 - todavia não o considereis como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

Uma reflexão bíblica para jamais esquecermos e que nos fala sobre o esforço e sucesso, sucesso e riqueza e pobreza e carência. Essas duas ultimas podem ser mais valiosas que as penúltimas.
A primeira é sobre esforço e sucesso. Se ambos não foram sob a benção de Deus. Nada feito! O esforço humano, por si só, não conduzirá ao sucesso. Questão de ética Cristã.

Salmo 127,1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

A segunda sobre sucesso e riqueza. Não se pode atrelar um ao outro. Não seria ético se você desejar ter grande sucesso em seu trabalho e ficar rico com isto. Nem sempre será assim, por força de circunstancias. Veja o que diz os provérbios:

Provérbios 15,16 Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação.

Sabe por quê? Porque a riqueza não é um valor em si, pois pode levar à falsidade e ao desentendimento, ao passo que o sucesso pode ser uma grande “pegadinha”, fazendo o ser humano acreditar numa falsa autoconfiança.

Provérbios 19,1 - Melhor é o pobre que anda na sua integridade, do que aquele que é perverso de lábios e tolo.
Provérbios 17,1 - Melhor é um bocado seco, e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de festins, com rixas.
Provérbios 11,28 - Aquele que confia nas suas riquezas cairá; mas os justos reverdecerão como a folhagem.

CONCLUSÃO

Poderíamos estudar horas sobre este assunto. É muito profundo e quaisquer pontos de vista que formos acrescentando seria importante, entretanto, deu para meditarmos um pouco sobre isto. Esperamos que tenha trazido algo mais de proveitoso para sua vida.
Nunca esqueça, seja você crente ou não, o Senhor Deus está lhe observando, não para pegar no seu pé, como se diz popularmente por aí, mas para orientá-lo e conduzi-lo da melhor maneira para que vivas bem, tenha sucesso e esteja sempre em harmonia com as demais pessoas.
Que o Senhor te abençoe e te guarde desde agora para todo o sempre. Amém.

Um comentário:

  1. E ele Fez esse Blog e eu recomendo...sou esposa dele, e estou com ele em tudo que Faz é um homem sério e de palavras.Sábio acima de tudo na palavra de Deus.Comente vc também!vai gostar...

    ResponderExcluir