quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Destino, sorte ou azar? E as circunstancias?

            Você acredita em destino, sorte ou azar? E nas circunstancias que ocorrem em torno de nós promovendo ou interferindo para acontecimentos de importância em nossas vidas?


É bem comum as pessoas creditarem algum resultado em suas vidas à sorte ou ao azar. Faz parte do senso comum essa espécie de convicção, e "sorte" e "azar" são muitas vezes usados como explicação, justificação, desculpa consolo e afins para várias situações, inadvertidamente. Qual a razão desses termos?
A palavra sorte vem do Latim sors, que significa “parte, porção, o que cabe a cada um”. Com o tempo, seu significado passou exclusivamente a denotar “boa sorte, fortuna”. Já a palavra azar vem do Árabe sahr, “flor”, pois uma das faces dos dados árabes tinha o desenho de uma florzinha. Em Espanhol, essa palavra tem uma conotação diferente da nossa; quer dizer “acaso”, sem definir se é bom ou mau. Por fim, acaso vem do Latim a casu, “por acaso”, onde casu quer dizer “possibilidade, acontecimento” e deriva de cadere, “cair”. Não é uma noção interessante, a de comparar o acaso a algo que “cai” na nossa frente?
Pois bem. Vejamos os conceitos desses dois termos, na atualidade de acordo com o Dicionário Aurélio. Começamos com o conceito de sorte: "Força que determina ou regula tudo quanto ocorre, e cuja causa se atribui ao acaso das circunstâncias ou a uma suposta predestinação; Destino". Assim, podem-se conceber alguns exemplos: ganhar na loteria; passar em um concurso; vencer um jogo; etc.
Qual o significado de azar: "Má sorte; fortuna adversa; caiporismo". Fortuna adversa é um acontecimento fortuito adverso, uma causalidade adversa. Caiporismo significa "má sorte ou infelicidade constante em acontecimentos fortuitos". Exemplos de azar: pneu do carro furar na estrada, não se sair bem em uma prova; tomar chuva em um dia em que saiu de casa sem guarda-chuva; etc.
            Com base em tudo que vimos até agora podemos novamente questionar: será que sorte e azar existem mesmo? Vejamos nesse vídeo o que a palavra de Deus nos mostra nesse contexto,


                Voltaremos noutra oportunidade discutindo uma sequencia deste importante assunto. Aguardem até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário