domingo, 2 de março de 2014

LIBERDADE - O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE ISTO

               O que é liberdade? Você é livre? Qual o conceito de liberdade que você conhece? Existe alguma força estranha que tenta contra a liberdade?  Quem são os inimigos que interferem na liberdade? Qual o maior deles? Existem leis que governam a alma? Vamos ver o que a palavra de Deus nos fala sobre esses temas?

DEFINIÇÃO E UM CONCEITO AMPLO DE LIBERDADE

            Segundo Aurélio, o significado de Liberdade é: Faculdade de fazer ou de não fazer qualquer coisa, de escolher. Independência: conquistar a liberdade. Estado oposto ao do cativeiro ou prisão: pôr um prisioneiro em liberdade; à escravidão: dar liberdade a um escravo; ao constrangimento: falar com inteira liberdade. Direito que alguém se arroga: tomar a liberdade de contradizer uma pessoa. Liberdade de consciência, direito de ter ou não uma crença religiosa ou filosófica. Liberdade de contratar, regalia que tem cada indivíduo capaz de concluir qualquer contrato privado, com a única restrição do respeito à ordem pública e aos bons costumes. Liberdade de culto, direito de praticar livremente a religião professada. Liberdade individual, direito que tem cada cidadão de ir e vir sem restrição em todo o território nacional, de estar em segurança nesse território (principalmente de não ser privado de sua liberdade senão em certos casos, prescritos pela lei), de poder daí sair e aí reentrar. Liberdade natural, direito que o homem tem por natureza de agir sem qualquer constrangimento externo.
Liberdade de opinião, de pensar, direito de exprimir cada um seus pensamentos, suas convicções. Liberdade de reunião, direito concedido aos indivíduos de deliberar sobre assuntos de sua preferência em um lugar franqueado a todos, sem necessidade de solicitar autorização prévia. Liberdade sindical, poder conferido aos indivíduos de constituir sindicatos, de aderir ou não a um sindicato. S.f.pl. Imunidades e franquias: as liberdades municipais. Maneira de agir com audácia: tomar liberdade com qualquer pessoa.

Sinônimos de Liberdade

Sinônimo de liberdade: autonomia, autorização, deliberação, emancipação, independência, iniciativa, licença e permissão.

Conceito Amplo:

Quando nascemos somos livres, todavia, dependemos de nossos pais para satisfazer praticamente todas as nossas necessidades. Podemos chorar a qualquer momento quando precisamos de algo e os pais ou as babás quem deverão descobrir o motivo do choro e nos atender com alimentação, higiene pessoal, medicamentos, etc.
À medida que vamos crescendo, vamos ganhando espaço. Os primeiros passos, alguns alimentos, brincadeiras, enfim. Aos poucos vamos conquistando nossa liberdade.
Ao completarmos a maioridade pensamos: “agora sou livre”, mas damos de cara com restrições, tais como: Não quero, mas tenho que me alistar no exército, se homem, bem como necessariamente temos que tirar nossos documentos: Título Eleitoral, Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, etc. precisamos de nos inserir no contexto da Cidadania, exercendo “livremente” nossos direitos. Ou seriam obrigações? Enfim, somos livres para fazê-lo ou não, porem há consequências.
Diante do exposto, temos a noção que liberdade não é simplesmente o exercício da palavra ao pé da letra. Existem regras naturais e regras estabelecidas para o exercício da liberdade.
A bíblia sagrada é o melhor que temos a disposição para entendermos bem qualquer assunto, inclusive este.
Iniciaremos pelo princípio: na criação, Adão e Eva receberam liberdade para crescer e multiplicar, dar nome a todas as coisas, exercer domínio sobre as demais criaturas, mas havia restrições:
Genesis: 1 – 26-31

26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão".
27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".
29 Disse Deus: “Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes”. Elas servirão de alimento para vocês.
“30 E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi.
31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.
Plena liberdade, não? Mas vejamos bem esse detalhe:

Genesis 2: 7-17

7 Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
8 Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara.
9 Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam à árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10 No Éden nascia um rio que irrigava o jardim, e depois se dividia em quatro.
11 O nome do primeiro é Pisom. Ele percorre toda a terra de Havilá, onde existe ouro.
12 O ouro daquela terra é excelente; lá também existem o bdélio e a pedra de ônix.
13 O segundo, que percorre toda a terra de Cuxe, é o Giom.
14 O terceiro, que corre pelo lado leste da Assíria, é o Tigre. E o quar­to rio é o Eufrates.
15 O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
16 E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim,”.
17 “mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

Aqui está a origem do pecado na terra, o que é chamado pecado original. Só que o pecado já existia antes. Lúcifer e mais um terço dos anjos já havia pecado e, expulsos do Céu, pairavam no abismo do universo. Quando Deus criou este mundo que vivemos se lançaram na terra a apoderaram dela, antes do homem.
Vejam bem onde Deus colocou o homem. De cara, um extraordinário desafio de prevalecer diante de centenas de milhares de inimigos invisíveis. Deus é um Deus de desafios e coloca o homem nesse contexto.
Imagem e semelhança dEle fomos feitos para que do mesmo modo que Ele sobrepõe sobre quem ousa desafiá-lo, podemos também ser vitoriosos.
Evidentemente que Deus sabia que o homem não suportaria tamanha prova, então já estava preparado, antes da fundação do mundo, um plano de salvação. Este segredo o inimigo não sabia, por isto ele pensava que com a queda do homem frustrara o projeto de Deus.
Mas o Diabo é insistente, mesmo sabendo de tudo isto, vai continuar tentando levar o maior número possível de almas para a condenação eterna. Queridos, não permita que isto ocorra contigo. Lute com todas as armas, mas a principal delas é a palavra de Deus.

ENTENDENDO UM POUCO SOBRE NÓS MESMOS









Este é o termo utilizado para designar a interpretação de que o homem compõe-se de três Partes, ou elementos essenciais, quais sejam: o espírito, a alma e o corpo (1Ts 5:23).
O corpo (gr. soma) é a matéria da sua constituição;
A alma (heb. nephesh, gr. psyche) é o princípio da vida animal que o homem possui em comum com os irracionais. A ela pertencem o entendimento, a emoção e a sensibilidade, que terminam com a morte.
O espírito (heb. ruah, gr. pneuma), é o princípio do homem racional e da vida imortal. Possui razão, vontade e consciência, e se estende à eternidade, após a morte biológica, ou seja, após a morte do corpo.
            Vimos que a alma é nosso centro de emoções. Nossa antena de captação de tudo que vem de fora e se estivermos desatentos e não captarmos bem podemos cavar nossa própria sepultura espiritual.

OS INIMIGOS DA ALMA

 Muita gente faz o maior drama sobre coisas diabólicas, atribuindo qualquer fracasso de qualquer pessoa como sendo ação do diabo. Mas será que tem razão aqueles que assim pensam? Temos inimigos, o diabo está entre eles, mas não é o maior deles. Você realmente sabia disto?
     São três, os inimigos de nossas almas:
1.     Mundo;
2.     Carne;
3.     Diabo.

1 - O MUNDO

     O mundo, o qual muitos estudiosos chamam "este século"; é o sistema de coisas, o sistema de valores do mundo, o modo como as pessoas vivem, é o mundo emocional, que envolve a vontade, a decisão das pessoas, envolve o poder, a glória do mundo, o materialismo, envolve o pecado, a sujeira. É sobre este mundo que a bíblia fala, quando nos orienta a sairmos do mundo, é a este mundo que Jesus declarou "eu não sou deste mundo", Jo 8:23.
        Segundo Aurélio s.m. Conjunto de tudo que existe. / Terra, lugar onde vive o homem./ Conjunto de indivíduos que formam um agrupamento humano determinado. / Conjunto de pessoas notáveis pela sua origem, pela fortuna, pela situação social. / Vida secular: trocar o mundo pelo claustro. // Ir para o outro mundo, morrer. // Todo (o) mundo, a totalidade ou a maioria das pessoas.
O mundo inteiro jaz no maligno, 1 João 5:19. O apóstolo João esta dizendo que não há nenhuma sociedade no mundo inteiro que escapou da influência de satanás, todos estão debaixo do seu poder porque passivamente a humanidade se deixou controlar por satanás desde Adão, e cada vez a sociedade está mais desinteressada em buscar a Deus e por isto se torna alvo fácil para o diabo seu príncipe. Jesus disse que satanás é o príncipe do mundo, deste século, isto porque o homem permitiu e permite pelo pecado. Todos nós estávamos debaixo do poder de satanás antes de nos convertermos, Ef 2:1-5. O apóstolo Paulo diz aqui que todos nós (inclusive ele, Vs 3), andávamos conforme o curso deste mundo, conforme o caminho e pensamentos do mundo. No Vs 2 Paulo diz que aqueles que caminham conforme o mundo, caminham conforme o príncipe deste mundo quer, que é Satanás. Jo 15:19.
Há muita luta quando alguém se converte porque esta pessoa sai do mundo e vai para o reino de Deus e por isto o mundo passa a relutar contra esta pessoa, o mundo critica, persegue, às vezes mata, debocha, manifesta preconceito, aflige, Jo 16:33. Quantas vezes temos o mundo lutando contra nós bem dentro de nossa casa através de um familiar que não aceita nossa conversão, não é mesmo? As pessoas que satanás mais usa no mundo para desviar cristãos recém-convertidos são os próprios familiares. Não vos conformeis com este século, Rm 12:2. Mesmo que haja muita pressão para que voltemos ao mundo, às velhas religiões mortas, nós não podemos ceder. Nós não podemos andar como mundo anda, não podemos aprovar seus valores, seus pensamentos, sua depravação e muito menos fazer o que eles fazem. Devemos amar as pessoas do mundo, mas não podemos aceitar como certo aquilo que é. Devemos entender que as pessoas que estão no mundo estão debaixo da influência de Satanás e por isto agem daquela maneira, 2 Co 4:4. Esta é a guerra em relação ao mundo é como nadar contra a maré, é literalmente seguir na contramão do sistema.

2 - A CARNE

           Segundo Aurélio s.f. O tecido muscular do homem e dos animais, e principalmente a parte vermelha dos músculos. / Particularmente, o tecido muscular dos animais terrestres que serve de alimento ao homem. // Carne viva, o derma ou o tecido muscular posto a descoberto depois de arrancada ou cortada a epiderme. / Fig. A natureza humana: a carne é fraca. / O corpo humano: mortificar a carne. / A polpa das frutas. // Cor de carne, branco rosado. // Nem peixe nem carne, diz-se de uma pessoa de caráter indeciso, que não tem opinião definida, ou de uma coisa insípida. // São unha com carne, ou unha e carne, ou osso e carne, diz-se de duas pessoas que vivem em muita intimidade, que mutuamente comunicam seus pensamentos secretos.
           Vamos nos lembrar de que na queda do homem, no Jardim do Éden, o julgamento de Deus contra o diabo foi que ele ia "comer pó." Do homem, Deus disse, "Tu és pó" (Gn. 3:14-19). A essência de nossa natureza carnal - de tudo que é carnal em natureza - é pó. Precisamos entender esta ligação: satanás se alimenta de nossa natureza terrena, carnal de "pó". Ele come daquilo que negamos a Deus. Por isso, temos que reconhecer que a fonte de muitos dos nossos problemas e opressões não é demoníaca, mas carnal em natureza. Temos que encarar o fato de que um aspecto de nossas vidas, nossa natureza carnal, será sempre alvejada pelo diabo. Estas áreas carnais dão a satanás uma avenida de acesso para minar nossas orações e neutralizar nosso andar com Deus. Aquilo que a bíblia chama de carne faz referência a paixões, desejos, sentimentos na verdade é a alma do homem influenciada pelo pecado.
A alma do homem é muito rica, ela é dividida em três partes que são: Mente, vontade e emoção, ela é o campo de batalha de Satanás. Foi na alma de Eva que satanás conseguiu sua grande vitória, a queda do homem.
Foi na alma que satanás tentou o Senhor Jesus no deserto, Mt 4:1-12. Ë na alma que se desenvolve as concupiscências (os desejos malignos), 1 Jo 2:16. A alma sem a regeneração de Jesus é o grande problema do homem, o homem não sabe dominar sua alma, não sabe administrar sua alma, não sabe usar para o bem todo o potencial de sua alma. Ver: Rm 7, Gl 5, 1Jo 2:16, 2Tm 3, minha carne. Meu coração Jr 17:5, 9. Antes de qualquer estratégia para atacar satanás, precisamos ter certeza de que nosso real inimigo não seja a nossa natureza carnal. Pergunte-se: as coisas que nos oprimem hoje, não são a colheita do que plantamos ontem? Ou é atuação das trevas?

3 – DIABO (Satanás)

Satanás. Esta palavra no hebraico significa literalmente "adversário", este inimigo tem sido o grande responsável pelas derrotas do homem e o mal no mundo, Contra satanás e suas hostes a igreja tem concentrado forças para guerra e aqui vamos nos deter no nosso estudo. Porque ele é inimigo de Deus e nosso inimigo? Tente responder. Satanás é inimigo de Deus e de tudo o que lembra Deus e como o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus ele concentra suas forças em destruir o homem. Satanás assumiu a posição de inimigo de Deus desde que seu orgulhoso plano de ser adorado igual a Deus, foi frustrado e ele foi expulso do céu por causa de sua soberba. Ez 28:11-17, e, Is 14:11-15. Qual será a missão de Satanás? Qual é a função dele? Tente responder. Em João 10:10, Jesus falou que o diabo veio para roubar, matar e destruir. Esta é a missão do inimigo. Se ele é meu inimigo e quer me destruir, então eu preciso lutar contra ele, eu preciso me cuidar não é mesmo? Exatamente, nós precisamos lutar, guerrear. Ef 6:12. Porque a nossa luta não é contra… e sim principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes. Nossa luta não é contra as pessoas, contra os irmãos ou contra os familiares, nossa luta em toda e qualquer circunstância é contra os demônios que atuam por trás daquelas situações. Quando é a hora da nossa luta? Qual é o tempo? Tente responder. Em 1 Pe 5:8, está escrito que o diabo nosso adversário esta em derredor como um leão que ruge. Ele está o tempo todo em redor e se dermos alguma brecha com certeza ele estará ali para se aproveitar dela.
Felizmente, não estamos sozinhos nesta guerra. Temos um aliado muito mais poderoso que os nossos temíveis oponentes - Deus. Ele nos fornece as armas de ataque e de defesa que nos permitem anular a ofensiva do maligno, além de destruir suas fortalezas, como a ação dos anjos - bons e maus - e o papel da oração. Não deixa dúvidas de que Deus, ao lado de quem lutamos, será sempre o vencedor. A função da Igreja é desfazer as obras do Diabo.

A NATUREZA HUMANA – TERRÍVEL INIMIGA

            Quando enfrentamos um adversário, qualquer que seja a competição, se entendermos bem a estratégia de quem enfrentamos, aumentamos nossa chance de vitória. E quando esta luta é contra nós mesmos, o adversário estando dentro de nós, ou seja, nós mesmos, como é que fica?
            Antes, vale a pena lembrar que geralmente nós pensamos que sempre temos razão em tudo, estamos sempre certos, nossas decisões são sempre tomadas corretamente, etc. muitas vezes só admitimos estar errados, quando se quebra a cara não é mesmo?
            Isto tem a ver com razão e emoção. São fatores que operam dentro de nós e ser bem sucedido depende de nosso equilíbrio. A batalha espiritual é um importante fator que nos leva a verdadeira liberdade, desde que saibamos vence-la.
            Havia um sacerdote hebreu chamado Asafe. Ele vivia no templo. Veja o que aquele sacerdote escreveu:

Salmo 73 – sublinhamos e aumentamos o tamanho da letra nos pontos onde a luta dentro de nós acontece:

1          VERDADEIRAMENTE bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
2          Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
3          Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
4          Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
5          Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
6          Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
7          Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
8          São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
9          Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
10        Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
11        E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
12        Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
13       Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
14       Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
15       Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
16        Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
17       Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
18       Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
19        Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
20        Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
21       Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
22       Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
23       Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
24       Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
25       Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
26       A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
27        Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
28       Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras.

            Ele achou que feliz eram aqueles que estavam no mundo, chegou até sentir inveja do mundo, mas quando começou a pensar melhor, refugiou-se no Senhor. Releia este texto com bastante atenção.
            Agora temos elementos para entender a carta do Apóstolo Tiago,

Tiago, capítulo 1, 13-

13        Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
14       Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15        Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16        Não erreis, meus amados irmãos.
17        Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
18        Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
19        Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
20        Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
21       Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
22       E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
23        Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
24        Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
25        Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
O assunto guerra espiritual só é menos importante que a comunhão do cristão com Deus.
A razão principal de Jesus ter encarnado foi a de aniquilar o Diabo e recuperar, via Igreja, tudo aquilo que Adão jogou fora. Foi para isto que o Filho de Deus se manifestou, desfazer as obras do Diabo, afirma o especialista. E foi o que Ele fez na cruz. Agora, está assentado, bem acima de todo principado, e nós estamos com Ele. Nossa função principal, hoje, não é louvar a Deus. Para este ato agradável e importantíssimo, teremos toda a eternidade. Nossa função, agora, é desfazer as obras do Diabo aqui na Terra porque no céu as coisas já estão definidas.
E desfazer as obras do Diabo implica em guerra, e a guerra a que a Bíblia se refere é inspirada nas antigas lutas livres greco-romanas, onde havia contato físico violento. É uma luta violenta, bruta, onde não há como não tocar ou não ser tocado pelo adversário. Caso o cristão não se dê conta disso, vai viver no chão, derrubado pelo inimigo. E, infelizmente, é isto que acontece a muitos na Igreja. Não sabem que estão em guerra. Precisamos aprender a lutar, a fim de derrubar o oponente ao chão. É o que nos orienta a Palavra, sermos sóbrios e vigiar. Se o próprio Deus nos ensina a vigiar é porque o Diabo não é um tigre de papel, um leão sem dentes. E está furioso, procurando tragar seus oponentes, tragar significa devorar, engolir de repente como um cachorro faminto.
O caminho para a vitória na guerra espiritual é um só: a cruz de Cristo. Na medida em que a cruz opera nas vidas das pessoas, em sua família, eles recebem a autoridade de Cristo, porque toda a vitória vem da cruz. Ali, Jesus venceu o diabo. Na cruz, Jesus expôs os principados ao desprezo eterno. Mais do que fazer guerras espirituais, precisamos permitir a morte do velho homem em nossas vidas. E então sairemos em autoridade e poder, para destronar potestades. Quando o texto bíblico fala sobre a vitória dos santos sobre o diabo, destaca que eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e não amaram suas vidas até a morte.
O texto é claro, a vitória começa com sangue. E o próprio Jesus deu o exemplo. Antes de estar no trono, ele esteve no altar do sacrifício. O apóstolo Paulo ensinou que, “... o Deus da paz esmagará a Satanás debaixo dos pés de vocês." (Rom.16:20). Manter paz durante a guerra é um sopro esmagador e mortal sobre a opressão satânica e o medo. Nossa vitória nunca vem de nossas emoções ou de nosso intelecto. Nossa vitória vem por recusarmos julgar pelo que nossos olhos veem ou nossos ouvidos ouvem, e por confiar que o que Deus prometeu, acontecerá.

FOMOS CONVIDADOS PARA SER LIVRES

            Agora a bíblia vai nos mostrar algo importantíssimo dentro deste contexto de liberdade: em Gálatas , 13-26:

13        Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
14        Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
15        Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
16        Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17       Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18        Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19       Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20       Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21       Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22       Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23       Contra estas coisas não há lei.
24       E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25        Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26        Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
            Este texto deixa claro o que é da carne e o que é do espírito. Reveja as figuras colocadas no inicio porque agora entendê-las-á melhor.
            Em relação às leis, vamos entendê-las a luz da palavra de Deus:

Romanos 8: 1-8

1          PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2          Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3          Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4          Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5          Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6          Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7          Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8          Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

            Este texto derruba aquela filosofia popular que diz que a vida foi feita para ser curtida. O ser humano pode até fazer esta opção, porem, Deus não terá misericórdia daqueles que assim fizerem sua escolha;

Tiago, 2: 10-26

10        Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
11        Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
12        Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
13       Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
14        Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
15        E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
16        E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17        Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18        Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19     Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.
20        Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
21        Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
22        Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
23        E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
24        Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
25        E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
26        Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

MEDITE UM POUCO


  • ·         Sou livre mas nem tudo me convém; é assim que vives?
  • ·         Não posso servir a Deus e aproveitar a vida como o mundo oferece, tenho que escolher;
  • ·         Sou livre para ir para as baladas, carnaval, etc. como Cristão isto não convém; será que a liberdade que tenho me permite escolher não frequentar este tipo de ambiente? Se a resposta é “não”, então você não é livre. É escravo de teu próprio desejo. Não está vencendo a batalha interior. Do mesmo modo são os viciados, homossexuais, etc.
  • ·       A alegria em Deus, além de sadia, é incomparável a qualquer outra forma de prazer ou contentamento que se tenha noticia;
  • ·         Ou somos de Deus ou do mundo; só existe uma opção; já escolheu a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário