terça-feira, 11 de novembro de 2014

Amor, grande amor, eterno amor, minha paixão, erotismo, verdadeiro amor, têm alguma relação entre si? ESTUDO I – Conceituando e definindo o Amor

               Você ama? Tem um amor? O que é o amor pra você? Vamos desvendar esse mistério?
           Existem vários conceitos e várias definições para AMOR. Como se trata de um assunto bastante complexo e que merece um estudo detalhado sobre cada um desses conceitos e definições, vamos estabelecer uma linha geral, depois tratarmos cada uma delas separadamente:
Segundo Aurélio, amor significa: 1 Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa. 2 Sentimento intenso de atração entre duas pessoas. 3 Ligação afetiva com outrem, incluindo geralmente também uma ligação de cariz sexual.
4 Ser que é amado. 5 Disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém. 6 Entusiasmo ou grande interesse por algo. 7 Coisa que é objeto desse entusiasmo ou interesse.
8 Qualidade do que é suave ou delicado. 9 Pessoa considerada simpática, agradável ou a quem se quer agradar. 10 Coisa cuja aparência é considerada positiva ou agradável. 11 Ligação intensa de caráter filosófico, religioso ou transcendente. 12 Grande dedicação ou cuidado. 13 amor cortês: sentimento, frequente na literatura medieval, que se caracteriza por uma relação de vassalagem entre o cavaleiro e a sua amada. 14 amor livre: ligação afetiva que recusa as convenções sociais e as instituições legais, notadamente o casamento. 15 fazer amor: ter relações sexuais. 16 morrer de amor (es):  gostar muito. 17 não morrer de amor (es):  não gostar.18 por amor à arte:  de forma desinteressada. 19 ter amor a: dar importância a. 20 Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa. 21 Ligação afetiva com outrem, incluindo geralmente também uma ligação de cariz sexual. 22 Disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém. 23 Entusiasmo ou grande interesse por algo. 24 Coisa que é objeto desse entusiasmo ou interesse. 25 Qualidade do que é suave ou delicado. 26 Pessoa considerada simpática, agradável ou a quem se quer agradar. 27 Coisa cuja aparência é considerada positiva ou agradável. 28 Ligação intensa de caráter filosófico, religioso ou transcendente. 29 Grande dedicação ou cuidado. 30 ter amor a: dar importância a.
           Ainda segundo Aurélio, paixão significa: 1 Impressão viva. 2 Perturbação ou movimento desordenado do ânimo. 3 Grande inclinação ou predileção. 4 Afeto violento, amor ardente. 5 O objeto desse amor. 6 Pena, cuidado, trabalho. 7 Grande desgosto, grande pesar. 8 Parcialidade. 9 Sofrimento ou martírio (falando-se de Cristo ou dos santos martirizados). 10 Parte do Evangelho que narra a Paixão de Cristo. 11 Impressão recebida de um agente. 12 Cada uma das estacas em que se arma o botirão.
A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido etc. Pode ser caracterizado como o nível ou grau de responsabilidade, utilidade e prazer com que lidamos com as coisas e pessoas conhecidas. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.
Na escola aprendemos que o amor é um sentimento abstrato, que não podemos pegar, apalpar, só sentir, vivenciar. Nosso objetivo nesse artigo é ir um pouco mais longe e entender qual o significado da palavra amor, os conceitos que existem por detrás desse sentimento tão real quanto abstrato, uma pequena palavra com 4 letras que habita o imaginário coletivo do ser humano e nos transforma, nos eleva e muitas vezes nos faz perder a razão, esse é o amor.
Como vimos acima, o significado das amor e paixão são vários e têm algo em comum. Isto não quer dizer que amor e paixão tenham a mesma base. Nem mesmo esses múltiplos significados que resultam em múltiplas definições e conceitos nos garantem que o amor possa ser definido e conceituado de várias maneiras.
      Como Cristãos, devemos entender o amor valorizando os preceitos da doutrina Cristã. Assim, entendermos o amor da forma que Aurélio o cita, sob o ponto de vista humano e da linguística, está correto, contudo, dentro da espiritualidade Cristã, existe um fundamento sólido que deve ser atentamente observado.
A maior parte do jovens, rapazes e moças, afirmam que estar apaixonado é a razão de transar. Amor é frequentemente acusado de ser um poderoso motivador de comportamento. Contudo, quantos de nós pode verdadeiramente definir o que é o amor? Através de filmes, música e poesia, amor é provavelmente o assunto mais falado, escrito ou cantado em toda história. E não somente por estes exemplos. Grande maioria das definições de amor são falas ou músicas que “ grudam na cabeça”, fáceis de lembrar, marcam o pensamento, mas elas seriam possíveis no mundo real? Se aplicarmos estes pensamentos em nossos relacionamentos e experiências, elas realmente mostrariam o que é o amor? Devido a complexidade, pouquíssimas pessoas parecem entendê-lo. A maioria de nós têm problemas para definir o que é o amor.

O texto abaixo não define nem conceitua AMOR, mas nos mostra no sentido prático a importância desse sentimento na pratica do cristianismo. Isto porque o cristianismo tem sua razão de existência fundamentada no amor de Deus pela humanidade. Joao 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

1 Coríntios 13
1  AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9  Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
            Vejam nesse vídeo como realmente é complexo esse assunto,consequentemente, difícil a definição e conceituação do amor.

            Vamos continuar esse assunto. É longo pela complexidade, mas é gostoso de estudar, afinal, estamos falando de AMOR! Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário