quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Satanás, um inimigo astuto, estrategista, inteligente e voraz. Parte IV – Batalha Espiritual – Estratégia do Reino das Trevas

Você sabe como os demônios trabalham? Onde atuam? Como se organizam? É importante sabermos para não cairmos nas astutas ciladas do diabo. O mundo é como um campo minado, por isto devemos ficar bem alertas.
O inimigo é tão terrível que pode transformar um simples fato em um caos na vida de qualquer pessoa. Contudo, não é onipotente. Mesmo não sendo todo-poderoso, ele tem alguns poderes. Quando caiu pela sua rebeldia, Lúcifer perdeu sua glória, mas não todo o seu poder. Então, fique atento e permaneça firme em Cristo, orando, lendo a Sua Palavra e sendo fiel à Sua vontade.
Ao estudarmos a intenção do Reino das Trevas, que tem o firme propósito de fazer oposição à missão do Reino de Deus, não devemos ficar tímidos ou preocupados. 1 Jo 4:4 diz: "Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo". Os anjos de Deus têm a força e o poder dados pelo próprio Senhor, que é o Supremo Criador. Ele lhes deu a tarefa de nos proteger e lutar a nosso favor.
Aqueles que entregaram suas vidas a Jesus, já desfrutam desta ajuda. E você? Já entregou sua vida a Cristo, para ter garantida a ação do exército de Deus, na luta contra o mal?
A Bíblia diz em 1 PE 5:8 - "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo vosso adversário anda em derredor, como um leão que ruge, procurando alguém para devorar". Como você vê, o Inimigo quer nos derrotar, mas com Cristo em nossa vida já vencemos esta guerra, pois nEle "somos mais que vencedores" (Rm 8:37).
Dentre as coisas invisíveis criadas por Deus, estão certamente os Santos Anjos e também os Demônios. Estudamos anteriormente, que em toda a história bíblica houve somente uma rebelião entre os Anjos, onde foram expulsos da presença de Deus, Satanás e um terço dos Anjos do céu. Aqueles que foram expulsos são chamados de "DEMÔNIOS" e agora fazem parte do exército do Reino das Trevas.
Efésios 6:12, revela uma luta sendo travada entre os servos do Reino de Deus e os agentes do Reino das Trevas, que não são de "carne e sangue", mas são forças espirituais da malignidade. Desta forma, apesar da descrença e do desinteresse de alguns crentes, a Batalha Espiritual existe realmente e envolve, além de homens, os Anjos e os Demônios.
Mateus 4: 1-11
1 ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
No texto acima, observamos que o Diabo está atento a todas as nossas atitudes e sentimentos, enfim. No momento que ele percebe que Jesus sentia fome, aproximou-se. Isto significa que se deixar que notem qualquer insegurança ou fraqueza, motivamos a presença do inimigo para nos importunar.
Outra coisa que fica evidente no texto foi à batalha de palavras. O Diabo recita trechos do Salmo 91 para Jesus. Aqui duas trajetórias: a primeira é que o diabo, ao contrário da maioria dos humanos, conhece bem a bíblia; a segunda é que nos parece evidente que tamanha é a astúcia satânica que tentou se passar por Deus, pelo Pai, quando ordenou a Jesus que transformasse as pedras em pão e quando o transportou até a cidade santa e depois ao alto do monte. Como Satanás transportou Jesus até aqueles dois lugares? E ainda sugerindo que Jesus o adorasse, em?
Tem mais, observemos como o pecado vem aa luz. Estamos vigados pelo inimigo 24 horas por dia, ele está de olho nas nossas fraquezas, jogando setas malignas diretamente em nosso cérebro para que o mal possa aflorar em nós (pecado).
Tiago 1: 12-16
12 Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16 Não erreis, meus amados irmãos.
Outra prova que somos observados, encontramos em Jó: 1: 1-15.
1 HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
4 E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
5 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
7 Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
8 E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10 Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
11 Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12 E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,
14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;
15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Mateus 12: 43-45
43 E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
44 Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
45 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.
Outra estratégia de satanás está descrita no texto acima. É o caso típico de alguém que começa frequentar a igreja e não resiste às tentações do mundo e desiste do bom caminho. Aí a coisa piora do que antes. Castigo? Não. As pessoas são livres para ir e vir, mais os demônios também são. Assim, com o objetivo de liquidar de vez aquele individuo, as forças espirituais das trevas enviam mais sete espíritos imundos que tratam de afundar em definitivo sua vítima, até mesmo matando-a antes que alcance a salvação.

Vamos continuar esse assunto. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário