sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FÉ E CREDULIDADE - IGUAIS OU DIFERENTES

 Para muitos crer e ter fé são a mesma coisa. Seria o homem capaz de produzir fé em seu ser? Qual o significado da palavra crer? Qual o significado da palavra fé? Existe algum momento ou situação que a palavra fé e crer têm o mesmo sentido? Quais seriam estes ou alguns destes momentos? A definição bíblica de fé e credulidade demonstra igualdades ou diferenças entre ambas?

Não poderíamos de maneira alguma abrir este importante debate sem antes sabermos o significado destas duas palavras a fim de começarmos a entender se são iguais, diferentes ou se há alguma relação entre elas.


FÉ E CREDULIDADE – DEFINIÇÃO

A FÉ:

Segundo Aurélio a fé significa Fidelidade em honrar seus compromissos, lealdade, garantia: a fé dos tratados.

Confiança em alguém ou em alguma coisa: testemunha digna de fé; ter fé no futuro.

 Crença nos dogmas de uma religião; esta mesma religião: ter fé; a propagação da fé.

Crença fervorosa: fé patriótica.

Afirmação, comprovação: em fé do que lhe digo... / Testemunho autêntico que certos funcionários dão por escrito: a fé do tabelião.

Estar de boa fé, estar convencido da verdade do que se diz; ao contrário seria estar de má fé, saber muito bem que se diz uma coisa falsa; ter intenção dolosa.


A CREDULIDADE:

Segundo Aurélio, credulidade é: Atributo de quem é crédulo; ingenuidade, simplicidade de espírito.

            E o qual é então o significado de crédulo? Trata-se daquele que crê facilmente em tudo o que lhe é dito ou mostrado; ingênuo, simplório: crédulo como uma velha beata.

            E crer significa exatamente o que? Significa, segundo Aurélio, considerar como verdadeiro; acreditar. Considerar alguém sincero: cremos em você. Considerar possível, desejar. Imaginar, supor: não posso crer que ele tenha assim procedido. Ter fé, ter crenças, especialmente religiosas. Crer em si, ter confiança no próprio valor.


FÉ E CREDULIDADE – COMENTANDO AS DEFINIÇÕES

           

Pelo que vimos, parece que a visão natural do significado desses termos nos dá uma ideia de que praticamente, em um determinado momento, eles têm uma mesma trajetória, ou seja, aquela de que a credulidade seja uma espécie de fé. Ascende uma interrogação: se credulidade vem de crer ou acreditar, ou ainda, ter fé ou crenças, faz certa “mistura”, daí a necessidade de aprofundarmos um pouco mais neste tema.

Muitas vezes a palavra fé é empregada quando na realidade se deveria empregar credulidade. Um grande perigo surge então: uma pessoa descuidada, ingenuamente pode ser levada a crer em coisas sem base ou fundamento. A credulidade pode ter sua estrutura ideológica montada sobre bases instáveis como as emoções e as superstições. A credulidade não é igual à fé visto que não tem um fundamento confiável.

A credulidade pode também levar uma pessoa a tirar conclusões precipitadas, sem fundamento bíblico, formando inclusive uma ideologia acerca de certos assuntos e arrastando milhares de adeptos a tal crença ou credulidade, acoplando a tal ideologia uma linguagem filosófica que penetra nos ingênuos entendimentos e ficando difíceis ou praticamente impossíveis de serem removidas.

Assim podemos ver claramente que a distinção entre a fé verdadeira e a credulidade, não é fácil.

Muitas vezes uma pessoa acha que tem fé somente pelo fato de ter uma vida religiosa saudável. Alertamos que o fato de ser religioso não significa ter a fé verdadeira.

É importante observarmos que existem pessoas que têm a fé baseada na Bíblia e ela tem efeito na vida dessas pessoas. Paulo observou bem este aspecto escrevendo em segunda Tessalonicenses 3, versículo 2, onde afirma que a fé não é propriedade de todos.

1 - No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós;

2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.

Assim, a Bíblia nos adverte ainda em Provérbios, capítulo 14, versículo 15, aquilo que está contido na definição de credulidade citada por Aurélio, ou seja, ingenuidade.

15 - O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente, atenta para os seus passos.

Paulo, escrevendo a primeira carta aos Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 21, nos dá mais um alerta, aquela que devemos realmente nos certificar de tudo e de todas as coisas, todavia, nos apegarmos somente àquilo que nos for útil, eis o texto:

21 - Examinai tudo. Retende o bem.


A FÉ E CREDULIDADE: COMO A BÍBLIA AS DEFINE


Hebreus 11 – texto fundamental


1.     Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

2.     Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

3.     Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

4.     Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

5.     Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

6.     Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

7.     Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

8.     Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

9.     Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

10.  Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

11.  Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel àquele que lho tinha prometido.

12.  Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

13.  Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

14.  Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.

15.  E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.

16.  Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

17.  Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

18.  Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;

19.  E daí também em figura ele o recobrou.

20.  Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.

21.  Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.

22.  Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.

23.  Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.

24.  Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

25.  Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;

26.  Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

27.  Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.

28.  Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.

29.  Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

30.  Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.

31.  Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

32.  E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,

33.  Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,

34.  Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

35.  As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;

36.  E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.

37.  Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados,

38.  (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

39.  E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,

40.  Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.

            O primeiro versículo nos traz a verdadeira e unica definição de fé. Também os exemplos que seguem nos versículos seguintes nos mostra exemplos claros do exercício da fé verdadeira.

Já nos versículos 37 e 38 vimos que alguns desses personagens fervorosos sofreram, todavia, suportaram dignamente pela mesma fé. A fé verdadeira nos incentiva e nos leva a grandes conquistas, porém, nos encoraja para suportar as mais terríveis adversidades sem nos desviar dos caminhos do Senhor, confiando que Ele tem algo melhor reservado para nós, se não neste mundo, no futuro.


FÉ E CREDULIDADE:

ONDE ESTÃO ELAS NAS CURAS E MILAGRES?

           

Todo milagre ou toda cura é obra de fé? A bíblia diz que mesmo sendo feito em nome do Senhor Jesus e o resultado prático for bom, pode não ser obra de fé verdadeira com reconhecimento de Deus.

            Evangelho de Mateus, Capítulo 7, versículos 21 a 23.

21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23 - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

            Quando perguntaram a Ele, haviam feito em seu nome ele responde não os conheço.

A intensão pode ser boa, mas a prática não tem a aprovação divina. Onde está fundamentada a autoridade de quem ordenou?

Muitos crédulos, ingênuos, fazem promessas absurdas tais como subir escadarias de joelhos, ir dezenas de vezes em romarias, usar trajes típicos de santos milagreiros, muitos ainda se propõem a beber águas milagrosas, acender velas, enfim, uma infinidade de práticas que podem trazer resultados positivos para o corpo, mas que não têm fundamento bíblico e isenta o beneficiado de compromisso verdadeiro e exclusivo com Deus. Pagou a promessa e pronto. Pode continuar a vida sem estar inserido no plano maior que Deus tem para nós que é o Plano de Salvação. E o pior de tudo é que esta ingenuidade cega o entendimento e a pessoa não aceita a verdade e vivem essa credulidade como se fosse fé. Aprendem assim e vão até o fim de seus dias desse mesmo jeito. Desastroso, mas é uma realidade a qual deparamos diariamente com ela sem precisarmos ir tão longe para busca-la. Infelizmente muitos morrerão valendo-se dessas crenças e experimentarão o quadro terrível que será o fim daqueles que não creram segundo a instrução da palavra de Deus.

Da mesma forma as promessas feitas com o objeto de atrair fieis. Milagres, curas, prosperidade, etc.

Outro modo típico do exercício da credulidade é a utilização de instrumentos físicos como roupas, documentos, fotografias. Na credulidade as pessoas necessitam de algo que possa seja visível ou tateado para crerem na realização do que se pretende.

Não podemos esquecer que também existem as famosas “simpatias”, que saram quebrante, cobreiro e outros males.

Trabalhos mágicos em terreiros de Umbanda também é uma espécie de credulidade que muitos chamam de Fé. Aqui entram banhos e outros artifícios, inclusive igrejas praticam algo parecido. Poderiam questionar dizendo: é diferente. Não, não é. Diferente é o “modus operandi” e contradiz o texto a seguir:

Mateus 8: 5-13.

5 - E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,

6- E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.

7 - E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.

8 - E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

9 - Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.

10 - E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

11 - Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;

12 - E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

13 - Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

Pudemos ver no texto acima que o centurião não levou uma roupa do servo nem mesmo pediu alguma coisa liquida ou sólida para aplicar no doente e nem mesmo julgou-se digno da presença de Jesus em sua casa. O centurião, cheio de fé verdadeira queria apenas uma palavra de ordem e ocorreu segundo o que ele cria.

            Dentre outros exemplos práticos que estabelecem a comparação entre fé verdadeira e credulidade, podemos encontrar na cura dos dez leprosos: Credulidade: Todos os dez acredutavam que poderiam ser curados, e foram. Fé Verdadeira: Apenas um demonstrou porque voltou para seguir a Jesus. Esta é a Fé que salva.

11 - E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galileia;

12 - E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;

13 - E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.

14 - E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.

15 - E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;

16 - E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.

17 - E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?

18 - Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?

19 - E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.


E NAS ADVERSIDADES, ENCONTRAMOS FÉ?


Outro exemplo de fé verdadeira a gente encontrará no Apóstolo Paulo e seu filho na fé, Timóteo. Paulo declara seu amor fraterno, amor de Cristão, a Timóteo.

I Corintios 4,

17 - Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.

Paulo e Timóteo sofriam com doenças cronicas que não foram curadas. Tinham eles Fé? Evidentemente que sim. Também é verídico afirmar que Paulo, o qual considerava Timóteo como seu filho na Fé, orava constantemente por ele. Mas, ele foi curado? Não. O fato de não terem sido curados abalou-os de alguma forma? Não. Continuaram fazendo o mais excelente. A obra de Deus que tem por objeto salvar o homem e não somente restaurar a carne. Vejamos como Paulo se refere às enfermidades de Timóteo em uma de suas cartas a ele:

I Timóteo 5,

23 - Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.

O importante é que através da vida de Paulo inúmeros milagres, pela Fé, foram alcançados por muitas pessoas, inclusive o proprio Apóstolo Paulo teve livramentos incríveis, isto evidencia que Deus exerce a sua vontade, a qual é indiscutível.

A Fé verdadeira nos proporciona o conhecimento necessário para entendermos isto. Deus é soberano! Supremo por sua propria vontade. Ninguém poderá exigir de Deus alguma coisa. Mesmo quando pensamos que Ele não nos atendeu podemos estar comentendo um enorme erro. Ele ouve nossas petições, todavia será feita a sua vontade assim na terra como nos céus. – Eu quero hoje, agora. Poderia alguem dizer. Ele porem dirá: - Espere um pouco! E aí? Brevemente estudaremos o assunto: Entendendo a vontade de Deus.

E o tempo de Deus? Não é como o nosso. Deus está na eternidade: presente, passado e futuro para Ele é uma coisa só. Pense nisto.

Paulo percebia que o espinho lhe fora dado, não por castigo, mas para proteção. A fraqueza física o protegia contra a doença espiritual, sabendo que os piores males são os do espírito: orgulho, vaidade, arrogância, amargura, egoísmo. Esses males causam muito mais estragos do que o mal físico. Em 2º Coríntios 12, Paulo descreveu o espinho como uma espécie de "escudo" contra o orgulho ao de dizer que era “para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações”.

II Coríntios 12, 7-10

7 - E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

8 - Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

Não foi por falta de oração que o espinho continuava sem cura. Paulo explicou aos coríntios qual foi resposta de Cristo à sua oração a respeito: “Ele me disse: ‘A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza’” Era como se o Salvador lhe estivesse dizendo que Ele poderia demonstrar SEU poder melhor do que eliminando seu problema. Desse modo, Paulo aceitou sua deficiência como uma espécie de privilégio. “De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo (II Cor. 12:9)

Anté que venha o Senhor, a ordem natural das coisas é o que nos aguarda. Todos nós morreremos. Alguma coisa servirá de pretexto para nossa morte. Morremos por diversos motivos. Até fúteis às vezes. Os ideologistas do milagre em quaisquer circunstancias, independentemente de haver Fé ou não, uma vez que já ouvi afirmarem: - venha! Se não for pela sua fé será pela minha; deveria tambem ser da imortalidade. Haja visto que se há cura em qualquer situação, nenhuma doença escaparia do milagre.        A verdade é que Deus é supremo e tem sua própria vontade.

Pegamos pesado! Mas queremos dizer que é precipitado certos ensinamentos que tentam implantar uma espécie de fé que nada mais é que uma credulidade ingênua, elaborada não por ingênuos, mas por gênios filósofos que de certa forma se beneficiam por espantoso crescimento de suas igrejas, todavia, quando não funciona não há divulgação. Somos nós quem no dia a dia encontramos esses frustados, agora praticamente inconvertíveis, tendo em vista sua grande descepção.

Há um proverbio popular que diz: Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Daí, o porquê ocorre este fato. As pessoas não lêm a Bíblia, portanto não têm o conhecimento da verdade e se deixam levar facilmente, ou ingenuamente, por estes argumentos infundamentados.

Os milagres acontecem. É bíblico. Porem não pode traduzir a totalidade de nosso fervor ou o fundamento de nossa fé. A fé é muito mais que apenas milagres. A mesma fé do milagre opera a salvação, o entendimento da vontade de Deus, o consolo, daí por diante. Se dependesse de um milagre para ocorrer fé, essas palavras e o testemunho de Paulo, nada valeriam como exemplo nesse contexto.

Por outro lado, vale a pena lembrar que na vida cotidiana ocorrem incidentes e acidentes onde qualquer pessoa pode estar envolvida. Exemplo: Síndromes, que são acidentes genéticos. Incidentes como surtos de dengue e outras epidemias. Acidentes de transito, naturais. Vivenciamos o incendio numa boate em Santa Maria (RS) onde vidas foram ceifadas. Igualmente ocorreu o desabamento do teto de uma Igreja Universal em São Paulo onde as vítimas estavam em uma concentração de Fé e oração. São fatos que de maneira nenhuma podem servir de tropeço para abalar a nossa fé.

Quem tem Fé, necessariamente tem o entendimento para saber o que aceitar e até que ponto aceitar todas as coisas. Através da fé somos instruidos em todos os sentidos de nossa vida.


CONCLUSÃO E ALERTA

                                                                                 

A fé verdadeira consiste no crer que tudo é possível. Inclusive não ocorrendo segundo a nossa vontade, mas prevalescendo a vontade de Deus.

A fé não vem de nós. É dom de Deus.

Crer somente naquilo que diz as escrituras sagradas. Leia a bíblia, se não entender o texto releia. Busque as referencias examine. Cuidado a quem perguntar. Um ensinamento equivocado poderá produzir em seu ser uma orientação equivocada e irreparável.

Busque a Fé verdadeira que somente o Senhor pode dar.




Aos blogueiros de plantão – evangélicos ou não:


Seu comentário é muito importante para nós. Estamos abertos a perguntas, sugestões e críticas. Participe e divulgue. Seremos gratos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário