quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ADORAÇÃO E ADORADORES – CONCLUSÃO – FALSA ADORAÇÃO

            O que é falsa Adoração? Quais são as formas de idolatria às quais a bíblia se refere? Quais os cuidados que devemos ter?

            Longe de mim deixar fluir aqui minha própria opinião. Tudo aquilo que tenho de convicção foi a Palavra de Deus, através da leitura da bíblia, quem me ensinou.
            Vejamos alguns versículos chave sobre o assunto:
Êxodo 20: 4 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Deuteronômio 7: 25 – As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus.
Deuteronômio 11: 16 – Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;
            Mais uma vez afirmo sem nenhum medo de erro que não existe interpretação para as palavras da bíblia.
            Os comentários de teólogos tanto evangélicos quanto católicos visam convencer ao leitor segundo a “doutrina religiosa” que pregam. Isto acoplado a uma boa dose de filosofia ideológica enchem corações dessas ideologias e o pior de tudo é que parece que trancam esses corações e jogam a chave fora e as pessoas ficam presas nas garras da religiosidade e suas tradições erradas.
            Imagem é imagem. Ídolo é ídolo em qualquer língua e em qualquer tradução. Somos privilegiados. Recebemos a bíblia, tanto as versões evangélicas quanto as católicas já traduzidas numa linguagem interpretada e de fácil entendimento. O que mata o ensinamento Cristão verdadeiro são os comentários. Vale o que está escrito ao pé da letra e pronto.
            Vejamos o texto a seguir: Isaias 42: 8 – Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. Imagem de escultura aqui significa qualquer imagem. Está generalizado. O texto de Exodo 20 acima deixa claríssimo que estão proibidas imitações do que há em cima nos céus, na terra ou nas aguas.


 A foto acima é da Igreja de São Judas Tadeu, localizada no Bairro da Vitória, Zona Leste de Patos, cidade do Sertão a 320 quilômetros de João Pessoa, teve suas imagens sacras destruídas na noite deste sábado (11-01-2014).
De acordo com informações da Delegacia de Patos, um jovem entrou utilizando uma motocicleta, pelo acesso lateral da igreja por volta das 22h e conseguiu quebrar a porta. Ao ter acesso às imagens sacras expostas, quebrou pelo menos cinco delas, segundo a polícia. Equipamentos eletrônicos também foram danificados.
Após os atos de destruição, o jovem fugiu. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu localizar e prender o suspeito Leonardo Silva Cavalcanti.
Ele já teria invadido pelo menos cinco igrejas da cidade, entre elas a de maior importância histórica para o município, a Catedral de Nossa Senhora D’aguia, e cometido os atos de vandalismo, quebrando diversas imagens sacras.
Leonardo foi encaminhado para a delegacia de Patos para responder por danos ao patrimônio, no entanto, familiares foram até lá e informaram que Leonardo tem problemas de saúde mental e já teria sido internado.
O jovem estaria muito agitado no momento da prisão e uma ambulância do Samu foi chamada para atendê-lo. Leonardo foi medicado e em seguida liberado já na madrugada deste domingo (12-01-2014).
            E a glória do Deus invisível, mas real, quem pode destruir? Vejamos o que a palavra de Deus nos diz em Jeremias 10: 5 – São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem.
            Finalmente, para nós hoje fica a palavra que está em Atos 17: 22-30 – E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;

23  Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: ao deus desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

24  O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

25  Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

26  E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;

27  Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;

28  Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

29  Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

30  Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;  

            É a palavra de Deus pura e verdadeira na qual devemos crer e não discutir pois está escrita em linguagem clara e de fácil entendimento.
            Finalmente deixo mais dois exemplos de que o tempo destruiu coisas porque não são eternas como nosso Deus a quem adoramos em espírito;



Nenhum comentário:

Postar um comentário