sábado, 25 de outubro de 2014

Jesus - Qual deles queremos? Conclusão – PARTE II. BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E COM FOGO

Este é um assunto que não deveria ser objeto de polemica e discussões. A bíblia é claríssima ao falar a respeito e as pessoas parecem ignorar completamente os ensinamentos bíblicos e se apegarem numa regra geral chamada de pentecostalismo e despercebidamente aprendem e ensinam erradamente.
Primeiramente veremos nos textos abaixo que há uma grande diferença entre batismo com o Espirito Santo e Batismo com fogo. Vejamos:
Mateus 3:11
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Lucas 3:16
Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
A partir da nossa conversão, experimentamos uma nova experiência de vida, ou seja, o novo nascimento. Nascemos da palavra (agua) e do Espirito Santo em nosso espirito humano (coração) porque a partir daí reconhecemos que somos pecadores e para sermos salvos temos que andar em novidade de vida.


Assim, entendemos que aquele que verdadeiramente é convertido recebe o Espirito Santo, independentemente de falar ou não em línguas (batismo com fogo).
O batismo nas águas é para nós o primeiro testemunho de quem já nasceu de novo. Testemunhando e perseverando receberá a graça da salvação.
Porem, se desejamos que nossa experiência chegue até aqueles que ainda não conhecem a Jesus, além do batismo com o Espirito Santo, existe outro batismo, o qual não é para a salvação, mas é uma capacitação, ou seja, o revestimento de poder para testemunhar do Evangelho, não sendo apenas um mero membro de igreja, mas um trabalhador da obra de Deus. Esse novo batismo é o batismo com fogo, que traz os dons necessários para que a missão do Evangelho seja desempenhada com segurança e ousadia. Eis aqui algumas evidencias do Batismo com fogo:
·         Revelações - Palavra de sabedoria – fatos que ocorrerão no futuro; palavra de conhecimento – fatos doo presente/futuro;
·         Discernimento de espíritos – que é aquela capacidade que o individuo adquire para observar a sua própria vida interior, examinando seus próprios pensamentos e sentimentos, concluindo convictamente se o que está em seu coração provem ou não de Deus.
·         Dons de poder;
·         Dom da fé – fé especial (clique no arquivo do blog e veja o estudo sobre fé e credulidade)
·         Operação de maravilhas – milagres sobre a natureza;
·         Cura;
·         Inspiração;
·         Variedade de línguas – o menor de todos os dons, pois edifica a si próprio;
·         Interpretação – para que toda a igreja seja edificada;
·         Profecia – é o recado de Deus que traz para a igreja palavra de exortação, consolo ou edificação.


Gostaria de compartilhar ainda algumas verdades bíblicas referentes ao batismo com o Espírito Santo:
Primeiro, reafirmamos o que acima escrevemos: Todos os crentes são batizados com o Espírito Santo.
1 Coríntios 12:13
“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”
O texto é claro e não é necessária uma minuciosa capacidade de interpretação para entender o seu significado. TODOS, e não somente alguns, foram batizados com o Espírito Santo. Isto, senão ocorre no momento da conversão, talvez até um pouco antes, porque o Espírito é o único capaz de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. É o crente genuíno. Outros, como João Batista, já receberam o Espírito Santo no ventre da mãe.
Atos, capítulo 2 – o texto dos pentecostais:
Este texto relata os primeiros passos da igreja, quando o Espírito Santo veio para habitar conosco e em nós. Qual a afirmação de Pedro?  E os pré-requisitos que ele apresenta para que alguém receba o batismo com o Espírito Santo, e, posteriormente, receber o “dom do Espírito”? Vejamos:
Atos 2:38E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
Portanto, se alguém disser que um crente não recebeu o dom do Espírito Santo, a promessa de Jesus, o batismo com o Espírito Santo, será o mesmo que dizer que tal pessoa não se arrependeu dos seus pecados, e ainda está no mundo sem Deus e sem esperança.
Atos 2:39Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”.
Atente-se a palavra “todos”. Nem “todos” são pentecostais, mas podem ser crentes arrependidos e convertidos, os quais, uma vez que creram, recebem os benefícios que Cristo conquistou para “todos” na cruz e por qual motivo não teriam estes também o Espirito Santo?
O dom de línguas não é sinal de batismo com o Espírito Santo. Os discípulos falaram em outras línguas em Atos 2, mas nada é dito acerca dos quase 3.000 que se converteram.
I Coríntios 12: 13 “Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo”
I Coríntios 12:29, 30 “Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?”.
Neste capitulo, Paulo diz que nem todos são ouvidos, boca e pés, mas todos fazem parte do corpo e o dono da benção reparte soberanamente.
O dom de línguas é um dom que o Espírito Santo concede soberanamente a alguns, mas o BATISMO É UMA PROMESSA PARA TODOS OS QUE CRÊEM, não que creem no batismo, mas que creem no Cristo que batiza.
Algumas pessoas falaram em línguas quando receberam o batismo com o Espirito Santo, mas não necessariamente que este seja um sinal. A bíblia não afirma que assim seja.
O fato de Paulo curar pessoas com lenços dele, não quer dizer que alguém deva ou possa fazer o mesmo.
Os apóstolos oravam no Cenáculo e nem sabiam o que haveria de acontecer com eles. Cornélio e sua casa estavam ouvindo a pregação, e nem mesmo ouviram desta promessa, pois é claro a partir do texto que Pedro não tinha falado sobe isso para eles.
A gente ouve muito barulho e movimento que pode provocar êxtase. Daí a pessoa começa falar coisas que ouviu outros dizerem; isso está mais para “batismo da mente”, do que para batismo com o Espírito. Êxtase, segundo Aurélio, significa: Condição daquele que está emocionalmente fora de si ou tomado por sensações adversas, intensas e contundentes como: prazer, alegria, medo etc.
Prazer vivíssimo, gozo íntimo, causado por uma grande admiração, enlevo ou pasmo.
Patologia. Estado nervoso caracterizado pela perda de consciência da própria existência e pela abolição da sensibilidade a toda e qualquer ação externa.
Não estou falando de falta de caráter ou mistificação.  O êxtase leva as pessoas a fazer coisas inimagináveis até mesmo sem querer ou estar conscientes daquilo que estão fazendo, assim, pensa que é do Espirito.
O dom de línguas “idiomas” afirmado entre os pentecostais estar falando em línguas, pois as pessoas perderam a noção do que é o dom de línguas que a Bíblia fala. O dom de línguas na Bíblia era a capacidade das pessoas falarem em outros idiomas, sem nunca terem aprendido ou estudado os mesmos.
 A igreja, começando, não contava com os recursos de mídia hoje existentes além da necessidade de um fato extraordinário para que causasse impacto nas pessoas ao ponto de entenderem tratar-se de algo que tivesse vindo da parte de Deus.
Atos 2:7,8 “E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?”.
Paulo um grande missionário porque ele aprendeu sobrenaturalmente outros idiomas. Ele mesmo disse que falava mais línguas que todos os crentes de Corinto. Contudo, quão tristemente longe disso está o “dom de línguas” de hoje. São frutos de êxtase,  blás-blás-blás sem significado algum. Ninguém precisa de algo sobrenatural para dizer “alabacanta alabachéia” (“e percebem quantas pessoas falam as mesmas expressões?”). Paulo disse que as línguas eram sinal para os incrédulos. Por que? Ora, se um alemão entrar numa igreja, e conhecendo as pessoas humildes e iletradas que ali congregam, ouvir alguma delas pregando o evangelho em alemão, ele verá que Deus está ali. Mas quem se impressionaria com expressões de puro êxtase, sem sentido? Eu creio no dom de línguas, mas infelizmente não vejo manifestação genuína. Língua é idioma, e não língua dos anjos, como as pessoas dizem. Se os anjos falam em “línguas estranhas”, como Abraão, Zacarias, José entenderam as suas mensagens? Eles tinham o dom de interpretação? E já que falei em interpretação, para que serve os interpretadores de línguas, se as línguas não tem significado definido? Além do mais, em 1 Coríntios 14:21 Paulo associa seu dom de línguas com a profecia de Isaías sobre Israel ouvindo o idioma Assírio. Entender o dom como balbucio, destrói seu ponto de referência totalmente.
1 Coríntios 14:21Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.”.
Portanto amados o que existe é uma grande ignorância com relação aos dons e a obra do Espírito Santo, nos nossos dias. O Espírito Santo está operando, pois senão não haveria conversões, pois é ele que dá vida, não aos crentes que ficam gritando, mas aos pecadores que estão mortos em delitos e pecados. Nós crentes, temos que buscar não o batismo com o Espírito Santo, mas o fruto do Espírito. Sermos cheios do poder de Deus e dos frutos do Seu Espírito. E qual é a consequência disso? Gritos, cair no chão, línguas? Não, certamente que não. É uma vida de santidade, uma vida de devoção total a Deus. Os milagres e as maravilhas (é claro, sempre respaldadas nas Escrituras) acontecerão de acordo com a vontade soberana de Deus, não por causa de homens que possuem poder e que decretam a história do universo de Deus. O poder pertence única e exclusivamente a Deus (Salmos 62:11), e Ele é o Soberano Administrador do Seu próprio universo.
Que Ele nos encha de seu Espírito, e assim também de amor, e de todos os demais frutos do Espírito, nos livrando da discórdia, ódio e rancor.
Louvemos ao Senhor por aqueles que têm abandonado essa visão equivocada a respeito do Batismo com o Espirito Santo. Que prevaleça a verdade de Deus, pelo Seu Espírito, acima de tudo, para não moldarmos a nossa visão de Deus e de Suas obras de acordo com as nossas experiências, mas sim de acordo com a palavra que Ele nos deu através da bíblia sagrada. Amém!

No concluso III veremos sobre a volta de Cristo. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário