domingo, 12 de outubro de 2014

Jesus - Qual deles queremos? Conclusão – PARTE I.

                Mais dois estudos e poderemos afirmar que agora conhecemos Jesus e queremos a Ele por inteiro.
Texto fundamental Marcos 8: 11-38.
11 E saíram os fariseus, e começaram a disputar com ele, pedindo-lhe, para o tentarem, um sinal do céu.
12 E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum.
13 E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado.
14 E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão.
15 E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.
16 E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão.
17 E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? Não considerastes, nem compreendestes ainda? Tendes ainda o vosso coração endurecido?
18 Tendo olhos, não vedes? E tendo ouvidos, não ouvis? E não vos lembrais,
19 Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze.
20 E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete.
21 E ele lhes disse: Como não entendeis ainda?
22 E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.
23 E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.
24 E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.
25 Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente.
26 E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.
27 E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?
28 E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas.
29 E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse:
Tu és o Cristo.
30 E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele.
31 E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.
32 E dizia abertamente estas palavras. E Pedro o tomou à parte, e começou a repreendê-lo.
33 Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.
34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.
            A palavra de Deus afirma o verdadeiro caráter de Jesus, sua doutrina e seu ministério, porem, inúmeras pessoas ou igrejas não observam corretamente essas características e começam pregar um Cristo diferente.
            Não podemos dar ênfase para algumas obras separadamente que Jesus pode fazer e afirmar que Ele é assim. Jesus é o que Salva, cura, batiza com o Espirito Santo e em breve voltará.
            No texto acima vimos a indignação de Jesus com os discípulos que estavam com Ele o tempo todo e não o conheciam. Queriam sinais como os demais. Esperavam sinais porque se eles tivessem levado das sobras dos pães da multiplicação não sentiriam fome mais tarde. Temos que ter atitudes para não tentarmos a Deus. Exemplo: Comer demais é gula (pecado); aí alguém enche demasiadamente a pança e vem orando querendo a cura do mal estar quando poderia tomar um antiacido.

COMO É A SALVAÇAO

            Vejamos atentamente os versículos a seguir:

Atos 15:11
Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
Atos 18:27
Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.
Romanos 3:24
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 4:16
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
Romanos 5:2
Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
Romanos 5:15
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
Romanos 5:17
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Romanos 5:21
Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
1 Coríntios 1:4
Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
1 Coríntios 15:10
Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.
2 Coríntios 8:9
Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.
2 Coríntios 9:14
E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.
Gálatas 1:15
Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
Gálatas 5:4
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Efésios 1:6
Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
Efésios 2:5
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
Efésios 2:7
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Efésios 2:8
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Tito 3:7
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
Hebreus 2:9
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Hebreus 12:28
Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;
          
Vimos aqui que aparece em cada versículo a palavra graça, e isto significa que Jesus nos salva não porque está obrigado a fazer isto ou porque estamos numa igreja, mas porque Ele é misericordioso e segundo Aurélio, graça é um favor não merecido, Vejamos alguns significados da palavra graça: Favor. Perdão. Benevolência. Agrado. Dom sobrenatural, como meio de salvação ou satisfação.
            Assim entendemos que ninguém pode menosprezar ninguém, porque ninguém merece a salvação que nos é dada pela graça, ou seja, pela misericórdia de Deus, embora não mereçamos.

                                                                   CURA
            Jesus curou no passado e continua curando. Isto é uma questão de fé. Tem gente que convida as pessoas para serem curadas através da mídia, garantindo o beneficio, etc., pergunto eu: e a vontade de Deus, onde fica nessa história?

Mas a cura divina, sempre foi considerada um mistério para muitos cristãos. Será realmente um mistério? Porque nem todos são curados?
Estas perguntas nem sempre encontram respostas convincentes para quem não recebeu a tão esperada cura. Mas se serve de consolo, temos pessoas na Bíblia, gente que tinha uma comunhão inquestionável com Deus, que não receberam respostas para suas súplicas.
Ninguém duvida da intimidade de Paulo com Deus, mas ele conta que pediu três vezes a cura do que ele chama de “espinho na carne”, mas não foi atendido (II Cor 12; 7-9). Paulo também escreve a Timóteo e diz que deixou Trófimo doente em Mileto (II Tm 4;20). Também aconselha Timóteo a tomar água com um pouco de vinho devido às suas constantes enfermidades (I Tm 5;23).
Nós sabemos que Paulo era um homem usado por Deus em curas divinas, e que com certeza ele não deixaria de orar pela cura de amigos como Timóteo e Trófimo. Por que então eles não foram curados?
Eliseu orou a Deus e o filho da Sulamita voltou à vida. Mandou Naamã mergulhar sete vezes no Jordão e ele foi curado de lepra. Mas o mesmo Eliseu morreu de uma doença, conforme está escrito em II Reis 13;14, será que ele não orou a Deus por sua própria cura?
O mesmo Deus que livrou maravilhosamente Pedro da prisão, não livrou Estevão da morte. O mesmo Deus que quebrou as correntes que prendiam Paulo e Silas, não agiu para livrar Tiago da mão de Herodes. Nem por isso os apóstolos passaram a acreditar menos em Deus, pelo contrário cada vez que um fato deste acontecia, a igreja era fortalecida, os irmãos tinham mais animo para lutar pelo Evangelho. Os períodos de perseguição, sempre purificaram a igreja, por que só permaneciam os verdadeiros cristãos.
Então nem todos podem ser curados? O poder de Deus é limitado? Isto não é verdade, o poder Deus é ilimitado, Ele é invencível. O que acontece é que nós muitas vezes pedimos algo que não é a vontade de Deus, ou pedimos sem a devida reverência, ou ainda não temos fé e sem fé é impossível agradar a Deus.
Mas o que é preciso para que aconteça a cura divina, ou um milagre sobrenatural? Para que aconteça a cura divina, dizem que são necessários três fatores juntos: a fé de quem vai receber a ministração, a fé de quem vai ministrar e a vontade de Deus. Mas esta regra nem sempre é a verdade, por exemplo: quando se ora pela ressurreição de alguém, o morto não pode usar sua fé, o mesmo se aplica a alguém em coma.
Não devemos jamais orar pela cura de alguém com desconfiança ou preocupado se Deus vai curar ou não?  Nosso dever é orar, e orar com fé. Estamos vendo no Brasil, o surgimento do ministério da cura divina. Sabemos que cura divina é dom que Deus nos concede, mas atualmente virou ministério, já que existem igrejas que a única pregação é a cura. Mas é bom que todos saibam que mesmo nessas igrejas que mostram uma cura por minuto, nem todos que vão até lá são curados, o problema é que eles só mostram os que receberam a benção, aí fica a impressão que de lá ninguém sai sem a cura, sem o milagre.
Vejam que eles dificilmente trazem uma pessoa até o púlpito para receber a oração e ser curado ao vivo. Todos os paralíticos são curados no meio do povo, você jamais vê alguém em cadeiras de rodas no púlpito e o pastor mandar a pessoa se levantar. Quando mostram já é a pessoa caminhando e alguém com a cadeira levantada.
Pode ter certeza que em nenhum lugar a cura acontece sempre, porque nem sempre todos são curados. O que fazem na mídia, mostrando só os que recebem o milagre, é para que as pessoas creiam que indo lá serão curados. Isto é uma maneira de encher templos. Mas será que alguém já contou o número enorme de decepcionados, que se acham sem fé e sem direito ao favor de Deus?

Parece que as pessoas não aprendem. Não sabem que Deus é soberano, que Ele vai agir quando quiser. Não sou eu nem você, nem pastor, nem bispo, nem apóstolo que vai ter a primazia sobre Deus. A soberania de Deus, jamais será quebrada por homem algum seja ele quem for. Por isso você não deve ficar correndo atrás de igreja só porque a mídia está mostrando milhares de milagres lá. Permaneça onde foi chamado, orando e perseverando, sabendo que Deus sabe o momento certo de lhe enviar socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário