sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Jesus – Qual deles queremos? Cont. – Caminho, verdade e vida.

            Como estamos vendo nesta série de estudos sobre Jesus, mesmo os discípulos que estavam com Ele no dia a dia não o conheciam direito. Assim imaginamos que com tantas mensagens que ouvimos, tantas pregações, tantos ensinamentos, tantas publicações, muitos poderão imaginar ou idealizar um Jesus talvez um pouco ou até mesmo muito diferente do que realmente é.
            Quando concluirmos esta série de estudos, se não tivermos passado a ideia exata de quem seja Jesus, com certeza aumentaremos bastante nosso conhecimento a respeito dEle.
            Jesus não é aquele que está ao nosso dispor apenas como um curador de enfermidades, prosperador, libertador, enfim. Tudo isto Ele é, mas é muito mais. Ele é um amigo fiel e um grande educador, o maior de todos. Agora veremos mais três atributos de Jesus: Caminho, verdade e vida.
João 14:6
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Caminho - Segundo Aurélio Caminho é o espaço percorrido ou a percorrer, andando. O que me chama atenção aqui é a palavra “andando”. Quando percorremos um espaço andando é possível que vejamos detalhes que de carro ou outra forma de locomoção não poderíamos perceber. Por isto Jesus afirma que Ele é o caminho. Segui-lo é uma caminhada.
2 Samuel 22:31
O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam.
            Tudo dependerá de para onde quereis ir em tua caminhada. Se quiseres ser salvo ou apenas receber um milagre. Se quiseres ser religioso ou parte da Igreja de Cristo. A palavra nos diz em João 5: 39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
            Então, se queres Jesus como “caminho” comece agora mesmo estudar sua palavra através da leitura da bíblia.

Verdade – Segundo Aurélio, significa de conformidade com o real, exato, correto. A palavra diz em João 8: 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Então, Jesus é a verdade que liberta, mas de que? No Evangelho de João 16:7-15:
 7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque não creem em mim;
10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
            Convence e liberta do pecado. Entendemos aqui que aquele que anda pecando na realidade nunca acreditou em Deus, porque se cresse, não desobedeceria à palavra daquele que é poderoso.

Vida - Segundo Aurélio, significa aquilo que é essencial para que alguém subsista. Então, não existimos sem Jesus, somos como vento sem rumo, sem direção. O que é a vida? Para a grande maioria das pessoas, infelizmente, significa aproveitar, desfrutar, utilizando de tudo de “bom” que o livre arbítrio permite. Estes tais estão enganados, conforme a bíblia ensina em:
Mateus 10:39
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.
 Mateus 16:25
Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
 Marcos 8:35
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
 Lucas 9:24
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
 Lucas 17:33
Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.
 João 12:25
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.

            Não é preciso que eu diga nada. A bíblia é a palavra de Deus pura que nos fala ao coração, vejamos:

2 Coríntios 5:17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
 Gálatas 6:15
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
        
Aguardem, vamos concluir este assunto tão interessante para nossa vida espiritual...

Nenhum comentário:

Postar um comentário