quarta-feira, 1 de outubro de 2014

COMO ADORAR? - CONTINUAÇÃO - ATITUDES DE ADORADOR

Por que é importante entender o verdadeiro significado de adoração? Há benefícios para nossa vida?
Amados, quando Jesus foi tentado por Satanás no deserto, Ele mencionou uma frase interessante no momento em que expulsava o tentador: Mateus 4 – 10: Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto.
            Satanás, ao tentar a Jesus, tentava também engana-lo se fazendo passar pelo Pai, ou seja, o diabo, naquele momento, fazia de conta que era o próprio Deus, todavia não enganou a Jesus, mas, será que Satanás parou de tentar enganar as pessoas se fazendo passar por Deus? Não. Ele é astucioso e não vai desistir, por isto é importante saber adorar com inteligência para não nos deixar ser levados na conversa, sabendo bem a quem adoramos e como Ele gosta que o adoremos: João 4: 24 – Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade.
            Há uma tendência, ao adorarmos, de fazermos de forma não adequada, tem gente que adora e ora ao mesmo tempo. Oração é oração, súplica é súplica, louvor é louvor e adoração é algo diferente de todas estas coisas que são importantes, necessárias, porem, cada uma há seu tempo.
            Quando João estava exilado na ilha de Patmos e recebeu a visita de um anjo que o havia mostrado todas as coisas que estão escritas no apocalipse, entretanto, João prostrou-se aos pés daquele anjo para adorá-lo e o anjo lhe disse: Apocalipse 22: 9: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
            Viu? João querendo adorar o anjo! Tem gente que adora tudo: anjo, pedra, barro, imagem, etc. quando vão adorar a Deus é inútil sua tentativa de adoração. Vamos ver por que.
            Comecemos pelo livro de Levítico, que salienta a função dos sacerdotes, uma espécie de manual técnico, hoje nem tanto observado pelos cristãos, que constitui na primeira revelação detalhada, fala sobre adoração: Lev. 10:3 – E falou Moises a Arão: Isto é o que o Senhor disse: mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porem Arão se calou.
            Arão se calou porque dois de seus filhos haviam morrido perante o Senhor pelo fato de terem deixado de priorizar o serviço de Deus.

1ª lição - O verdadeiro adorador é aquele que prioriza a obra do Senhor.
           
Isto se confirma no evangelho de Mateus 8: 21-22 – E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Replicou-lhe porem, Jesus: segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.
            E ainda podemos confirmar  biblicamente uma sábia atitude de Davi que, imediatamente após receber um beneficio de Deus, vai primeiramente, prioritariamente, como filho dEle, diante do altar, no templo, para adorar o Senhor. Salmo 5: 7 – porem eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa; e me prostrarei diante do teu santo templo e no teu temor.
            O que vimos aqui são verdadeiras atitudes de adoração. Nessas atitudes os adoradores priorizam a obra de Deus.


            A bíblia ainda nos fala sobre a necessidade de o verdadeiro adorador ter verdadeiras atitudes na adoração. Vejamos:
Salmo 5:7 – Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
Salmo 29:2 – Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade.
Habacuque 2:20 –  Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.
            Por isto é que devemos colocar nossa inteligência a serviço da verdadeira adoração, com atitudes racionais.
Paulo, escrevendo aos Romanos 12:1, ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Isto significa: com a mente, a intelectualidade.
Finalmente, vale a pena lembrar que na bíblia, todas as vezes em que aparece a palavra espírito com “e” minúsculo significa folego de vida, ou seja, alma inteligente.
Vamos continuar ainda falando sobre este importante assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário